terça-feira, 20 de setembro de 2016

ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA (LINHAS DE MARCAÇÃO 4X4) VARIAÇÃO "1"



JOGO CONCEITUAL INTERSETORIAL DE ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA (LINHAS DE MARCAÇÃO 4X4)

Jogo conceitual de organização defensiva em campo reduzido (40m x 26m) dividido em 2 setores e 3 corredores. O jogo se desenvolve em igualdade numérica (4x4) e 5 alvos;

DINÂMICA: Jogo entre duas equipes compostas por 4 jogadores cada, defendendo 3 alvos na linha de fundo e 2 alvos nas laterais. Importante ter mais 1 ou 2 equipes de fora aguardando para jogar enquanto a (s) outra (s) descansa (m).
REGRAS: Toques livres, regra do impedimento, o jogo somente acaba após o tempo em minutos pré determinado estiver acabado (sugiro máximo de 3' a 4' cada estímulo), os gols laterais somente pontua passando com a bola dominada, os gols de linha de fundo podem ser feitos tanto passando com bola dominada quanto com chute, marcar somente em dois corredores (corredor lateral onde foi direcionada a bola e corredor central) quando a bola for direcionada ao corredor lateral, compactação vertical.

PONTUAÇÃO: Gol de fundo ou lateral=1pt;
VARIAÇÕES: Devem ser de acordo com seu modelo de jogo e suas atuais necessidades.

OBJETIVO: Organizar defensivamente a equipe seguindo os princípios (geral, operacional e estrutural), subprincípios e conceitos defensivos. Enfatizar mais a contenção, cobertura, flutuação, direcionamento para zonas de pressão, compactação vertical.

OBSERVAÇÕES: Aqui temos uma variação simples intersetorial. Lembrando que, dentro deste mesmo trabalho dá pra enfatizar mais conceitos. Porém, precisamos conhecer o grupo de atletas que obtemos e em que fase ou nível de preparação estamos.
O tempo de atividade (estímulo), séries (repetições), pausas (recuperação), variações e frases controle deverão estar de acordo com a criatividade, com conceitos e modelo de jogo, com objetivos da sessão de trabalho almejados pela comissão técnica.

Autor: Marcelo Albino